segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Semana da alimentação...

Ontem celebrou-se o dia mundial da alimentação. Para quem não sabe o dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:

Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Em 2016 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”.


Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

Como vemos este assunto é demasiado importante para que possamos não o trabalhar com as nossas crianças. Para além destes aspetos,  temos vindo a constatar que cada vez mais as pessoas se alimentam mal, não em quantidade, mas em qualidade. O consumismo, a publicidade e e a falta de tempo, levam as famílias a  consumir alimentos de confeção  rápida, muito calóricos e a maioria das vezes pouco saudáveis.  É preciso então, desde cedo, começar a consciencializar as crianças para este problema e tentar mudar hábitos.

Na nossa sala começamos hoje a abordagem deste tema, com uma história: « Camilo, o porquinho comilão» adaptada a partir desta  historia de Ana Maria Machado:
A nossa educadora  contou-nos a historia com recurso a fantoches(não temos fotos pois a «fotografa» estava com as mãos ocupadas). No final da história, começamos a fazer o registo em desenho, desta vez de forma diferente. Cada amigo desenhou um personagem desta historia e os alimentos a ele associados , em cartolina, bem grande, para com eles podermos decorar o nosso refeitório .Como este trabalho requeria muita atenção, primeiro desenhamos e depois contornamos com marcador... ainda não terminamos, mas amanhã talvez o  consigamos ...
E também conversamos bastante sobre este tema , incluindo os nossos alimentos favoritos. Nem todos os alimentos que mais gostamos nos fazem bem, mas estamos a aprender que esse tipo de alimentos não devemos comer com frequência... 
Partindo deste tema, lançamos também um desafio às famílias: Construir, juntamente com o seu filho(a),  o  prato (saudável) preferido do seu filho, bem como escrever a receita para poder partilhar com as restantes famílias. Este trabalho pode ser feito usando varias técnicas das artes visuais , como colagem, modelagem, pintura etc...Os trabalhos realizados serão fotografados e partilhados aqui . Finalmente ficarão expostos no refeitório da nossa escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....