segunda-feira, 24 de junho de 2013

Travessuras de S. João

Em Santiago, a tradição ainda é o que era.... pelo menos  esta  tão singular que é a de « roubar» vasos ( e outros objetos curiosos...) na noite de S. João...  Hoje, logo pela manhã o cruzamento  , perto da ponte, acordou cheio de vasos, cadeiras , mesas de plástico e até... uma vaca,  imaginem... é claro que era uma vaca de plástico !!!   Esta tradição curiosa que se realiza por diversos locais do nosso país e tem origens antigas,  conta-nos que :  Os homens/rapazes solteiros «roubavam » os vasos  de casa das raparigas casadoiras,  e iam coloca-los no largo da aldeia junto à igreja ou junto à fonte, pois sabiam que elas iram ao outro dia procura-los... Talvez  esta fosse uma  forma de aproximação para uma possível conquista...  Quem sabe ??? O que é certo é que com o tempo esta tradição foi-se alterando e atualmente  os jovens « roubam » os vasos mais para se divertirem e como forma  de pregar partidas... mas ninguém leva a mal... pois é S. João, afinal !!!


Depois de termos conversado sobre esta tradição e termos contado como foi a noite de S. João, fomos fazer um manjerico, planta típica desta romaria...

     
Pode encontrar aqui o MANJERICO

2 comentários:

  1. Engraçado. A grande quantidade de vasos encontrados. Há uns anos o meu pai contava-me uma histórias parecidas de quando ele era jovem e ligadas com os Santos populares. Divirtam-se!!! Abraço. Antónia.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta tradição... Muito interessante... engraçado!
    Abraço!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....