quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Experiência com íman...

Hoje fizemos uma experiência para verificar como funcionam os ímanes....  para compreender  melhor o funcionamento da nossa pista de comboios. Tínhamos a ideia de que o íman atraí os metais, mas hoje chegamos à conclusão que não é bem assim, ou seja: nem todos os metais são atraídos , pois verificamos isso mesmo  experimentando..
Materiais utilizados: íman, objetos  variados recolhidos por nós  na cozinha e na sala de aula ( objetos de metal, de plástico e de madeira ...)
Procedimento:  Colocar  o íman em contacto direto com os  objetos.
 Colocar o íman  muito perto dos objetos , mas sem contacto direto.
O que observamos: Que o íman não atrai todos os objetos, mesmo os de metal, mas os que são atraídos tanto o são em contacto direto como com contacto indireto.

Como não percebíamos porque é  que alguns metais não eram atraídos pelo íman, a nossa educadora explicou-nos que os metais não são todos iguais. Tal como os tecidos,que nós já aprendemos,podem ser diferentes ( lã, algodão, seda...), também os metais  podem ser diferentes.. Nós conhecemos alguns desses metais: o ferro, dos pregos, o níquel das moedas, o ouro do « anel de casamento», a prata dos brincos da nossa educadora  e o alumínio dos pratos e tigelas da cantina... e foi esses mesmos que experimentamos....
Então chegamos a uma conclusão, ora vejam o video com atenção:

1 comentário:

  1. Muito legal! Parabéns pelo belíssimo trabalho que estão desenvolvendo.
    Abraço!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....