terça-feira, 5 de junho de 2012

Carneirinho....

Amanhã cumpre-se mais uma tradição do nosso concelho:  A festa do Carneirinho. Esta tradição data do século XIX como podemos constatar neste artigo do J.N.

«Milhares de crianças das escolas básicas do concelho de Penafiel e centenas de carneiros saíram ontem à rua, cumprindo, desse modo, a tradição. Anualmente, na véspera do dia do Corpo de Deus, os alunos colectam-se entre si e oferecem ao professor um animal porque, segundo a tradição penafidelense, no Dia do Corpo de Deus não pode faltar à mesa o carneiro assado no forno (ou anho). A tradição do carneirinho tem origem na feira dos carneiros (meados do século XIX) que se realizava na cidade precisamente em vésperas do dia santo. Depois de receber a oferenda, o professor presenteia os alunos com uma merenda. Na actualidade, além dos carneiros, os pais oferecem frutas e legumes e outras iguarias enquanto a criançada grita versos alusivos aos docentes. Em Penafiel existe um monumento erguido ao carneirinho, da autoria de Irene Vilar, recentemente falecida.»  Retirado do Jornal de noticias de 22-05-2008


Amanhã  Há festa na nossa cidade e na nossa escola. Hoje para assinalar esta data, fizemos um trabalho alusivo a este tema:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....