segunda-feira, 14 de maio de 2012

Um fruto diferente...

Hoje fomos visitar a nossa horta e ao passar pela amoreira reparamos que as amoras já começam a ficar maduras. A nossa educadora subiu ao  muro e colheu as amoras bem pretinhas para  provarmos. 

Para todos nós foi uma grande novidade pois é a primeira vez que a nossa amoreira deu fruto, e é a primeira vez que vamos provar amoras.
Ao chegar à sala , foi a vez de as distribuir....Quantas amoras temos? A Letícia contou 34. E meninos? Hoje só estavam 12 na sala. 
Então quantas amoras vamos dar a cada menino? Primeiro, deu uma a cada menino, mas sobravam muitas. Então como estavam 12 meninos , contou as amoras mais uma vez, e de todas as que restavam separou mais 12 para distribuir. Afinal chegam e ainda sobram... depois de dar mais uma a cada um contou as restantes: 10. E agora ? dá para dar mais uma amora a cada um?  Depois de muito pensar e algumas tentativas erradas, finalmente os meninos grandes chegaram à resposta: Não porque não chegam para todos, faltam 2.... 
Então ficou decidido que as restantes seriam para as educadoras e para as auxiliares, o que dava também 2 a cada uma, uma vez que somos um total de 5 pessoas.
No fim de resolver esta situação problemática, foi bom saborear as amoras, que apesar de serem ainda pequeninas, estavam muito madurinhas e doces.

E a brincar, a brincar se aprende matemática!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário...Com o seu incentivo ou as suas sugestões podemos melhorar....